Índice
Muito do que você precisa para salvar a sua empresa da crise já existe dentro da sua empresa, porém, quando o assunto é reduzir custos, existe um consenso limitante que te impede de ver o que realmente é efetivo para o futuro da sua empresa.
Na grande maioria dos casos, quando as finanças apertam e o faturamento não é o suficiente para lidar com todas as suas obrigações, a nossa única alternativa, instintivamente, é reduzir custos, não é verdade?
Bom, sem ter o que discutir, de fato, existem situações que não há mais o que ser feito…
Porém, toda ação tem uma reação – e o que você abre mão hoje, se não for bem planejado e substituído, pode te cobrar amanhã.
Sendo que, além disso, a sua percepção do que pode ser reduzido e o que não pode também é um limite auto imposto que ora serve de segurança para que não tome decisões que podem prejudicar a sua empresa para sempre e ora te cega à decisão mais sensata a ser feita por “princípios” sem fundamento.
Desse modo, no artigo de hoje, te convidamos a olhar os dois lados desta mesma moeda, em uma abordagem bem sincera e sóbria, afinal, sabemos que, se você está lendo este artigo porque deseja reduzir custos, sua realidade financeira pode não ser das melhores…
Analisando as circunstâncias
Como você chegou à decisão de reduzir custos não é foco principal da nossa abordagem, mas o que você fará a partir daqui sim…
Portanto, como pôde perceber em nossa introdução, a redução de custos dentro de uma empresa é, na maioria das vezes, uma decisão de urgência – o que já podemos definir como um erro, afinal, essa deve ser uma ação planejada – e que é limitada pode crenças pré-estabelecidas pelos gestores do que pode ser reduzido e do que não…
Visto isso, nós vamos te ajudar com esses dois aspectos:
Reduzir custos de maneira planejada
Começando pelo planejamento de redução de custos – mesmo agora, em estado de emergência -, você precisa colocar o seu fluxo de caixa em ordem – não tem outra saída!
Só assim você identificará o que ainda vem por aí e o que você tem a receber, o otimizando a sua capacidade de negociação com fornecedores, clientes e quem mais influenciar o seu capital.
Outro processo que você também deve colocar em ordem são as suas contas a pagar e a receber – só de ajustar o seu fluxo de caixa, você já terá meio caminho andado -, mas o seu intuído aqui deve ser ampliar o seu capital de giro, assim, você tem maior “segurança” para agir.
Você ainda tem a opção de recorrer a empréstimos e aquisição de crédito, mas isso já é partindo para um outro caminho, diferente da redução de custos – e não é bem esse o nosso foco hoje -, então vamos ficar por essas ações, a princípio.
O que você pode reduzir custos
Agora, com a organização financeira em dia, você provavelmente deve ter identificado o que mais “te tira” dinheiro, correto?
E nós podemos presumir que a folha de pagamento está entre os principais, correto?
Portanto, aqui vem o questionamento principal do processo de reduzir custos:
“Como reduzir meus custos, sem influenciar negativamente minha capacidade e qualidade?”
E a resposta é simples, porém não é fácil:
Substituindo por algo melhor e mais barato.
Como dissemos, é simples, mas não é fácil…
Para isso, é necessário pesquisa e análise para não entrar em más situações.
Porém, com a ajuda da tecnologia, hoje, muito é feito com menos e o mercado moderno já entendeu que as empresas buscam por soluções que as favoreçam em todos os aspectos.
Portanto, não se limite à redução de custos superficiais, vá a fundo em tudo o que pode ser otimizado, isto é, respeitando os valores e a missão da sua empresa.
Tudo pode ser otimizado se bem avaliado, incluindo a sua gestão financeira…
O momento de transformação financeira da sua empresa
Analise bem, hoje, se não é você – o que já é um avanço – ou profissional toma conta das suas finanças.
Esse profissional tem a sua capacitação, a sua eficiência, mas também tem suas limitações humanas e atende até uma certa demanda, correto?
Fora isso, esse profissional também apresenta custos ao seu negócio, custos trabalhistas e que sempre saem mais do que o esperado.
Por outro lado, uma empresa de BPO Financeiro, como o Exatas, conta com diversos desses profissionais, com vasta experiência financeira e que se juntam para lidar com as finanças do seu negócio – aumentando em muito a nossa capacidade de atender diversas empresas e lidar com diversas problemas diariamente, tendo um arsenal de soluções otimizadas.
Fora isso, o custo por isso é muito menor, afinal, é uma prestação de serviços com contrato assinado e valor combinado.
Desse modo, você ganha MUITO mais, por muito menos.
Uma oferta logicamente mais coerente para a sua situação atual, não acha?
Mas não queremos que você fique apenas na lógica, queremos te mostrar todo o nosso potencial na prática, aceita?
Se sim, basta clicar neste link e falar com um de nossos especialistas financeiros, diretamente por WhatsApp: [Clique Aqui e Fale Com Um de Nossos Especialistas em BPO Financeiro].
Como sempre, te desejo muito Suce$$o e Fortuna!
Leandro Moraes
Contador