Índice
Não importa se a pandemia te obrigou a migrar para o digital ou se você está se aventurando no mundo do comércio aproveitando as tendências que a crise procriou… HOJE, você vai aprender como montar um e-commerce do zero – e lucrar nos primeiros 90 dias!
Se você está com várias janelas abertas no seu navegador, procurando por…
“Como montar um e-commerce do zero?”
Então pode se concentrar nesta aqui, porque hoje eu vou te dar um passo a passo prático que solucionará os seus problemas [e com um bônus extraordinário que garantirá o seu lucro!]
A partir das próximas linhas deste artigo, você entenderá não apenas como:
- Escolher o melhor construtor de sites/hospedagem;
- Organizar o seu estoque;
- Planejar seu fluxo de caixa;
- Elaborar o seu marketing.
Como também descobrirá como identificar o seu ponto de equilíbrio financeiro para que comece a lucrar – o que é diferente de faturar – nos primeiros 90 dias!
E então, aceita este convite?
Se sim, não vamos mais perder seu precioso tempo…
Como montar um e-commerce do zero
#1 – Escolhendo a melhor hospedagem e/ou construtor de sites
Embora as redes sociais como o Instagram e o próprio WhatsApp Business ofereçam soluções para a realização de vendas online, quando falamos da construção de e-commerce do zero, é sempre bom ter o seu próprio site!
Eu digo isso porque, por mais que você venda – e venda BEM – por meio dessas plataformas, novas redes sociais surgem e vão embora periodicamente, e ter o próprio site, apoiando suas vendas por meio dele, não te deixa à mercê de atualizações ou restrições.
Visto isso, vou te dar algumas dicas de hospedagens para montar o seu e-commerce – que, no caso, precisarão da ajuda de um desenvolvedor – e de alguns construtores de site – que cobram valores maiores para hospedar mais produtos.
Hospedagens
- Hostgator;
- Hostinger;
- Config;
- Locaweb;
- Go Daddy;
- Uol Host; e muitos outros.
Construtores de Sites
Quase todas as hospedagens acima oferecerem construtores de site e-commerce, mas também temos opções, como:
- Wix;
- Squarespace;
- WordPress (lembrando que essa opção é um CMS – Gerenciador de Conteúdo -, mas possui plug-ins, como o Woocommerce, que permitem a construção de e-commerces);
- Duda; e muitos outros.
Ah, e já que inclui o WordPress nessa lista – o que, particularmente, acredito que seja a melhor opção – separei um vídeo que te explica como montar um e-commerce do zero dentro dessa plataforma. Veja:
Após escolher a sua hospedagem e/ou o seu construtor de site, basta elaborar o design para começar a programar a sua loja virtual – o melhor é contratar o serviço de profissionais para te ajudar nesses processos iniciais.
#2 – Organizando o seu estoque
Agora que você já tem tudo o que é preciso para montar a sua loja virtual, antes mesmo de colocá-la no ar, é bom já ter uma gestão do seu estoque.
Sendo assim, enquanto suas páginas estão em desenvolvimento, já crie, nem que seja, uma planilha, catalogando seus itens, quantidades, preços, tributação – o que é muito importante quando falamos de substituição tributária -, entre outros aspectos.
Com base nessa organização, aí sim você poderá subir seus produtos para o site!
#3 – Planejando o fluxo de caixa
O nosso terceiro passo para que você entenda como montar um e-commerce do zero é a elaboração e planejamento da projeção do seu fluxo de caixa.
E o que seria isso?
Simples!
Na verdade, você só precisa de um sistema – que pode ser integrado com o controle do seu estoque –, ou até mesmo de uma planilha, que registre todas as entradas e saídas do seu capital, sejam elas presentes ou futuras, o que possibilita a sua projeção.
Essa organização de informação permite que você compreenda quais são seus gastos fixos e variáveis – o que é de extrema importância para definirmos o seu ponto de equilíbrio financeiro mais à frente, além de te dar poder de análise para suas tomadas de decisões financeiras.
#4 – O marketing é a alma do negócio!
Pronto, agora que estamos entendidos de como montar um e-commerce do zero, chega o momento de divulgá-lo!
E, para isso, uma boa dica é, como já citamos, usar as redes sociais, tanto para divulgar produtos quanto para vendê-los, e também criar um planejamento de conteúdo, com base nas tendências sazonais do seu mercado…
Por exemplo, se você atua no mercado têxtil, quais épocas são mais favoráveis para a venda de determinados produtos?
Esse entendimento garantirá um giro de estoque bom e um retorno eficiente para a sua loja virtual!
E, por falar em retorno…
Como garantir lucros em até 90 dias?
Bom, agora que a questão:
Já não é mais o problema, vamos voltar um pouco no nosso texto – mais precisamente no tópico “#3 – Planejando o fluxo de caixa” – para entender como você pode garantir lucro, e não apenas faturamento, para o seu e-commerce em um tempo hábil!
Portanto, como disse, você irá identificar quais são as suas despesas fixas e variáveis e, saiba que, a partir delas, poderá determinar quanto é esperado de custos ao mês para manter o seu negócio.
Esses custos esperados, logicamente, devem coincidir com o faturamento mensal e é exatamente neste ponto, onde custos e faturamento assumem o mesmo valor, que você alcança o seu ponto de equilíbrio financeiro!
A lógica por trás do negócio está em: quanto menos tempo você bater o ponto de equilíbrio mensal, melhor, pois a partir disso, o que vier é lucro!
Mas sabemos que existem vários detalhes que precisam ser considerados para que você o alcance com precisão e, em menos de 90 dias, já tenha uma rotina de ganhos e custos saudável para o seu caixa!
E é justamente para te ajudar com isso que eu, junto a equipe da Exatas, me apresento para cuidar de cada mínimo detalhe do seu e-commerce!
Portanto, caso queira entender como montar um e-commerce do zero em legalidade com a legislação e com uma rotina financeira saudável, basta tomar um atitude muito simples, mas que irá te tirar da zona de conforto e te jogar no mercado, pronto para lucrar bem:
Apenas acesse esta página, preencha o formulário e tenha a orientação de especialistas neste mercado que já cresceu 80% com a crise: Contabilidade para Comércio em Ourinhos – SP.
Como sempre, te desejo muito Suce$$o e Fortuna!
Leandro Moraes
Contador