A importância do contador para pequenas empresas

A Importancia Do Contador Para Pequenas Empresas (1) Notícias E Artigos Contábeis Em Ourinhos Sp | Exatas Contabilidade - Escritório de Contabilidade Ourinhos | Exatas

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

[Convido você a DESVENDAR 5 SEGREDOS das empresas de sucesso!]

Talvez você, ao ler o título deste artigo: “A importância do contador para pequenas empresas”, esteja se perguntando – 

“Por quê esses caras insistem tanto em falar sobre a importância do contador para uma microempresa ou empresa de pequeno porte? Até hoje meu contador não fez nada de diferente por mim, por isso só o vejo como uma despesa e mais nada”!

Entendo como se sente amigo empresário, e é exatamente por isso, que este artigo foi escrito especialmente para você. Leia-o até o final e você conseguirá entender o porquê de eu insistir tanto sobre a importância do contador para uma pequena empresa, tenho certeza disso.

Estou ansioso para te revelar [5 segredos de empresas que fazem sucesso até hoje], e qual é o importante papel de seus contadores neste processo. 

Vamos lá?!

A importância do contador para uma pequena empresa e sua longevidade corporativa

Muitos donos de pequenos negócios não perceberam que 80% das empresas brasileiras falham nos primeiros 24 meses e fecham suas portas antes mesmo de se estabelecerem. Normalmente, uma das principais causas da mortalidade empresarial antes de completarem 02 (dois) anos de vida é a má gestão financeira.

Apesar dessas consequências terríveis, muitos empresários agem sozinhos quando se trata de gerenciar seu dinheiro. 

Uma pesquisa recente do SEBRAE constatou que cerca de 58% dos donos de micro e pequenas empresas não se relacionam com seus contadores e tentam aprender por conta própria a lidar com questões como: 

  • Aperfeiçoar seus conhecimentos sobre finanças (p.ex. Planejamento e controle de custos);
  • Análise da lucratividade e margem de lucro; 
  • Empréstimos, financiamentos e controle do fluxo de caixa;
  • Dentre outros aspectos importantes para a gestão de uma pequena empresa.

A maioria dos empresários usa o contador apenas como o profissional que cuida de aspectos como conformidade fiscal, envio de declarações acessórias e de guias de impostos para pagamentos. E o mais grave, muitos ainda, simplesmente, utilizam papel e caneta para acompanhar e controlar suas finanças.

Embora não devamos concluir que essas empresas estão em situação ruim por não terem um contador parceiro, não podemos subestimar a amplitude de conhecimento e a experiência que um contador pode agregar à administração financeira de uma microempresa ou empresa de pequeno porte.

A maioria das pessoas não conserta seus carros em casa. Em vez disso, elas os levam a um profissional mecânico que pode manter as coisas funcionando sem problemas e detectar possíveis falhas mecânicas. Pequenas empresas precisam da mesma atenção de um profissional. [E o contador é este profissional].

Como contadores, fazemos mais do que conformidade fiscal e contábil, ou enviamos guias de impostos. Podemos fazer uma avaliação abrangente de suas finanças e criar uma previsão ao longo do ano para manter seus negócios financeiramente saudáveis e prósperos.

Pode ser assustador deixar uma pessoa de fora por dentro dos detalhes íntimos de como sua empresa é administrada, especialmente se você teve problemas para gerenciar suas finanças no passado. Mas, a parceria com um contador, realmente ajudará você a atingir seus objetivos e a prepará-lo para o sucesso a longo prazo. 

Por tudo isso que elencamos acima, resolvemos te contar [cinco segredos que revelam a importância do contador para pequenas empresas].

  1. O Planejamento Tributário é fundamental para se pagar menos impostos

Durante um exercício tributário muito movimentado, a maioria dos empresários pensa freneticamente em como podem reduzir a carga tributária de seus negócios. No entanto, sem um planejamento tributário adequado durante o ano, é muito difícil se causar impacto considerável neste aspecto já para o próximo exercício.

Um contador pode ajudá-lo a identificar facilmente os tipos de deduções fiscais a que sua atividade empresarial faz jus ao longo do exercício, e aconselhá-lo a tomar decisões estratégicas para que no final do ano, estejam com estudos de viabilidades tributárias prontos para o próximo exercício. [A participação do Contador é fundamental para que você não deixe dinheiro na mesa]!

  1. Evite Fiscalizações

Outra razão realmente convincente que demonstra claramente a importância do contador para uma pequena empresa, é evitar as temidas fiscalizações. Infelizmente, a maioria das pessoas pensa em um contador como alguém que pode resolver esses problemas após a chegada do fiscal. 

O importante é lembrar que uma fiscalização pode ser facilmente evitada se você receber a orientação e o aconselhamento de um contador durante todo o ano fiscal, além de ouvi-lo e fazer o que ele te aconselhar, é claro.

Existem muitas explicações sobre o motivo pelo qual uma empresa é fiscalizada: desde muitos erros no envio das declarações acessórias, até a falta de lançamento de notas, o que pode configurar “caixa 2”, etc. 

Pense em um contador como um parceiro de longo prazo que investe em seus negócios e se preocupa em mantê-los fiscalmente sólidos. Este é o cara que você precisa ter ao lado em todos os momentos!

  1. Economize tempo e energia (e sanidade!)

A maioria dos donos de micro e pequenas empresas pensa que um orçamento apertado significa que eles não terão condições de contratar um contador especializado. Mas se você pensar em quanto tempo e esforço gasta na tentativa de gerenciar suas finanças (para não mencionar os possíveis erros que você pode cometer durante os relatórios e as perdas relacionadas a más decisões financeiras), os benefícios de se contratar um contador experiente certamente superam o custo.

Como empresário, seu foco deve estar na administração de seus negócios. Investir em um contador especializado em micro e pequenas empresas, e contratá-lo como um consultor de negócios tático contínuo, o ajudará a manter esse foco e, simultaneamente, mantê-lo no caminho em direção aos seus objetivos de sucesso e prosperidade empresarial.

  1. Um contador o ajudará a tomar decisões em tempo real

Quando converso com proprietários de micro e pequenas empresas, eles costumam me dizer que desejam calcular facilmente as possíveis consequências e implicações de comprarem grandes espaços físicos para serem as novas instalações de seus empreendimentos ou contratar mais funcionários. Acho isso Sensacional! 

E por que penso assim? 

Simples… Ter um contador como consultor financeiro para ajudá-lo com o orçamento e o monitoramento constante do fluxo de caixa de sua empresa, permitirá que você navegue por quaisquer obstáculos que ocorram na gestão financeira de sua empresa em tempo real.

Você deve adotar uma abordagem colaborativa com seu contador, permitindo que você e seus sócios tomem decisões baseadas nos dados contábeis mais recentes apresentados por ele. E mais, você deve tirar proveito de um relacionamento consultivo com seu contador, pois isso o ajudará a tomar as melhores decisões de negócios quando for necessário.

  1. A importância do contador para pequenas empresas no planejamento do futuro

Finalmente, um dos maiores benefícios da contratação de um contador é obter conselhos sobre como planejar o futuro. Juntos, vocês podem obter relatórios dos meses anteriores e examinar as sazonalidades do seu negócio. Isso ajudará a determinar o melhor momento para aumentar ou diminuir o estoque de determinadas mercadorias, por exemplo, além de definir o orçamento para investimentos maiores, de modo que você possa permanecer viavelmente competitivo. 

Como proprietário de uma pequena ou média empresa, na maioria das vezes, você se preocupa com as operações diárias da gestão de seu empreendimento. No entanto, um contador pode te ajudar a dar um passo atrás e examinar objetivamente o quadro geral para encontrar a melhor maneira de apoiar a longevidade do seu negócio.

Conclusão

A vida do dono de uma pequena ou média empresa pode ser bem solitária, especialmente quando você fica com uma pilha de recibos e faturas para vasculhar no final do mês ou do ano sem o apoio de ninguém. 

Te garanto… não precisa ser assim!!!

Como diz o ditado, “A quatro mãos, o trabalho fica muito mais fácil de ser executado”, e a parceria com um contador que tem as habilidades e o conhecimentos necessários para guiá-lo em sua jornada, o preparará para um sucesso empresarial duradouro.

O Exatas é um escritório de assessoria contábil em Ourinhos – SP, que conta com contadores especializados em contabilidade para micro e pequenas empresas. Com certeza podemos te ajudar a trilhar o caminho do sucesso empresarial que você tanto almeja.

Clique no botão abaixo, agende sua reunião e vamos aplicar os segredos que acabamos de te revelar para que seu negócio seja um verdadeiro sucesso. Estamos esperando por você!

Quero Agendar minha reunião

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Faca Sua Empresa Crescer Com Incentivos Fiscais Facebook Notícias E Artigos Contábeis Em Ourinhos Sp | Exatas Contabilidade - Escritório de Contabilidade Ourinhos | Exatas

Incentivos fiscais: como fazer a sua empresa crescer?

Saiba como os incentivos fiscais podem ser um fator determinante para o crescimento da sua empresa Entenda como os incentivos fiscais são capazes de promover o crescimento da sua empresa A gente precisa dar o braço a torcer e reafirmar

Quer Reduzir Despesas Tributárias Da Sua Empresa Notícias E Artigos Contábeis Em Ourinhos Sp | Exatas Contabilidade - Escritório de Contabilidade Ourinhos | Exatas

Quer reduzir despesas tributárias da sua empresa?

Aprenda a reduzir as despesas tributárias da sua empresa Dicas simples para reduzir as despesas tributárias da sua empresa e ter um fluxo de caixa positivo! Você sabia que é possível reduzir despesas tributárias da sua empresa?  Sim, pode parecer

Estrategias De Outro Para Reduzir A Carga Tributaria De Sua Empresa Facebook Notícias E Artigos Contábeis Em Ourinhos Sp | Exatas Contabilidade - Escritório de Contabilidade Ourinhos | Exatas

Quais estratégias podem reduzir sua carga tributária?

Conheça as estratégias de ouro, indicadas para reduzir a carga tributária da sua empresa! Escolher um contador eficiente é a chave para ter seu negócio voando de vento em popa! Você sabia que um péssimo hábito de pequenos empresários é

O Guia Completo Para Sair Do Vermelho E Fazer Sua Empresa Crescer Com Um Planejamento Financeiro Efetivo Facebook Notícias E Artigos Contábeis Em Ourinhos Sp | Exatas Contabilidade - Escritório de Contabilidade Ourinhos | Exatas

Planejamento financeiro: Como fazer em sua empresa?

Guia completo para a sua empresa crescer de forma exponencial, através de um planejamento financeiro efetivo! Saiba como o planejamento financeiro pode ser o seu principal aliado para a sua empresa sair do vermelho e alçar voos cada vez mais

Prepare Sua Empresa Com Essas Dicas Imprediveis E Lucre Mais Do Que O Esperado No Pos Crise Facebook Notícias E Artigos Contábeis Em Ourinhos Sp | Exatas Contabilidade - Escritório de Contabilidade Ourinhos | Exatas

Como preparar o seu negócio pós crise?

Prepare sua empresa com essas dicas imperdíveis e lucre mais do que o esperado no pós-crise O momento pós crise, apesar de assustador, pode oferecer oportunidades únicas para o seu negócio. Se a sua empresa familiar sobreviveu à turbulência econômica

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Abrir Empresa em Ourinhos - ou em qualquer outro lugar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

TERCEIRIZAÇÃO DE
SERVIÇOS FINANCEIROS

Baixe nosso Guia sobre Terceirização de Serviços Financeiros e entenda como terceirizar pode ajudar sua empresa a ser mais lucrativa e rentável.
Open chat