Você Deseja [RETER CLIENTES] durante a Pandemia de Coronavírus? Então Siga Estas [7 Dicas Simples!]

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Saiba como reter clientes durante a pandemia de Coronavírus e mantenha sua empresa saudável financeiramente em tempos de crise tão difíceis para todos!

Reter clientes durante a pandemia de coronavírus pode ser um desafio gigantesco para empresas de serviços e comércios de todos os portes. E isto é um fato muito relevante para a sustentabilidade financeira de qualquer negócio, haja vista que o coronavírus está tendo um impacto significativo na saúde de pessoas e empresas em todo o mundo.

O vírus se espalhou rapidamente, causando muita incerteza no dia a dia de como as empresas funcionam.

Logo, você como empresário, precisa encontrar maneiras de não apenas permanecer funcionando a todo vapor, mas também manter-se conectado com seus consumidores durante o isolamento social em função do coronavírus.

Embora sua base de clientes possa estar em quarentena pessoal também, você ainda precisa estar disponível para responder às perguntas deles e fornecer uma excelente prestação de serviços a todos eles.

Entretanto, com tantos fechamentos de empresas de comércio e serviços não essenciais, interrupções e flexibilizações da quarentena quase que diárias, fase vermelha, laranja, amarela sobre quem pode ou não abrir as portas, você deve estar se perguntando:

Como conseguirei reter clientes durante a pandemia de coronavírus?

Tenho uma resposta, aliás 07 dicas simples e bem objetivas que respondem a sua pergunta, meu caro empresário. Sendo assim, leia este artigo até o final para descobrir como reter seus clientes durante esta crise sem precedentes, além de atender melhor a cada um deles e, ainda manter sua empresa o mais forte possível em todos os aspectos. Vamos lá?!

#1. Para reter clientes durante a pandemia de coronavírus, comece comunicando-se regularmente com todos os seus clientes

A primeira dica de retenção que você deve considerar fortemente durante a pandemia de coronavírus, é se comunicar aberta e honestamente com seus clientes regularmente.

Diga a eles o que você está fazendo para impedir a propagação do COVID-19 juntamente com todos os seus colaboradores, de modo a manter todos – inclusive eles, os clientes – em segurança.

Faça uma lista das precauções e medidas que você está tomando e comunique-as, em detalhes, por e-mail, em seu site e em seu escritório ou loja.

Por exemplo, pode ser que você tenha aumentando seus protocolos de limpeza e higiene, seguindo orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Notifique-os sobre qualquer alteração no horário ou nos serviços de seu comércio ou empresa de serviços.

Inclua detalhes sobre as precauções que você está tomando para que qualquer um de seus colaboradores, que sinta os sintomas fique em quarentena.

#2. Oferecer vendas e descontos

Você também pode reter clientes durante a pandemia de coronavírus oferecendo pacotes promocionais de serviços e/ou descontos em diversos produtos que você vende em sua loja.

Confirme se o que você está fazendo faz sentido para os seus negócios e não causará mais tensão financeira antes de avançar.

No entanto, lembre-se de que muitos de seus consumidores ainda precisam dos produtos ou serviços específicos que você fornece, e estão dispostos a gastar seu dinheiro com você!

Portanto, anuncie e promova sua atuais ofertas referentes a promoções em andamento.

Se sua loja física estiver fechada, por não ser considerado um serviço essencial e sua cidade ainda está na fase vermelha da flexibilização, considere vender seus serviços através de um e-commerce e/ou mídias sociais, e ofereça cupons promicionais online.

Outra ação muito legal que você pode executar é incentivar os clientes a comprar agora e garantir vendas através de vales-presente que eles possam usar quando você voltar aos negócios, como de costume. Esta é uma baita ação que pode ser realizada por salões de cabeleireiros, academias, restaurantes, dentre outros.

#3. Opte por acelerar a venda de serviços através de canais digitais

Para reter clientes durante a pandemia de coronavírus, a utilização dos canais digitais é uma estratégia que empresa alguma pode abrir mão. Isso porque NUNCA os consumidores passaram tanto tempo on-line, do que em meio a este tempo de quarentena causado pela pandemia.

Logo, para entender sobre o que estou falando, bast compreender que todos fomos instruídos a não sair de casa, entretanto queremos encontrar maneiras de fazermos nossas compras e mantermos contato com as empresas e com o mundo exterior. Isso faz qualquer ser humano se sentir VIVO e ATUANTE, concorda?!

Portanto, considere potencializar e acelerar suas vendas de serviços e produtos através dos diversos canais digitais disponíveis, como mídias sociais, WahatsApp, ChatBots, videoconferências, com o Skype, FaceTime, Zoom, Google Meet, dentre outras incríveis ferramentas disponíveis para você se conectar com seu público.

Muitas empresas também estão usando serviços de streaming para manterem-se ativas e se conectarem diariamente com seus clientes, isso através de lives e masterclass, por exemplo.

Facilite a vida de seus potenciais e atuais clientes, criando meios e canais digitais diversos, que possibilitem que eles entrem em contato com você, de forma simples e objetiva.

#4.  “Mergulhe de cabeça” nas mídias sociais

Se seus clientes não puderem fazer compras nas lojas, eles recorrerão às mídias sociais para obter assistência.

É mais vital do que nunca que você tenha uma estratégia forte nas mídias sociais e aproveite esses canais para se conectar com seus clientes.

“Mergulhe de cabeça” nas mídias sociais, compartilhando conteúdo relevante e oportuno, além de deixar seus clientes saberem que você está lá, disponível para eles nesses tempos difíceis.

Se quiser, de vez em quando, crie conteúdo relacionado ao vírus ou com métodos de combate a propagação positiva, e torne sua pequena empresa relevante, mostrando que você não se preocupa apenas em vender seus produtos ou serviços, mas que você está engajado frequentemente em combater a esta terrível pandemia. Faça isso e, não se esqueça de responder aos comentários, se eles assim surgirem.

Uma ótima estratégia é compartilhar histórias sobre o que você está fazendo para ajudar sua comunidade local e os necessitados. Pense nisso… Ações sociais numa crise, são poderosas!

#5.  Para reter clientes durante a pandemia de coronavírus, organize eventos online

O cancelamento de eventos presenciais, se tornou uma constante medida que o vírus se espalhou por todas os estados e municípios do Brasil. Isto é um fato!

E, todas as pessoas amam participar de eventos. Quer um exemplo disso? Observe o sucesso das lives com shows de artistas famosos toda semana. O numero de visualizações é astronômico.

Então, aproveite todas as tecnologias disponíveis durante esses períodos de incerteza.

Lembre-se de que seus atuais e potenciais clientes estão em casa e estão procurando maneiras de passar o tempo de forma produtiva.

Pode ter certeza, clientes desejam entretenimento e querem manter contato com as marcas que amam.

Você não pode deixar a distância impedi-lo de reunir sua base de clientes e público-alvo, de modo a envolvê-los em eventos relacionados a seus produtos e serviços.

Organize eventos online e ofereça vantagens a um número limitado de pessoas que ingressarem primeiro em suas lives, por exemplo.

Use os canais de transmissão ao vivo de mídias sociais, como Instagram, Facebook ou Youtube, ou até mesmo os 03 canais simultaneamente, para continuar gerando entusiasmo em torno de seus negócios e em relação ao que você está vendendo.

#6. Principalmente… Seja humano!

Agora não é hora de oferecer novos produtos e serviços aos seus clientes, visando aumentar seus preços e/ou lucratividade.

Por isso, uma das dicas mais importantes sobre como reter clientes durante a pandemia de coronavírus é: SEJA HUMANO e mostre que você compreende o momento de cada um de seus clientes, além de estar disposto a ajudá-los a passar por momentos tão difíceis.

Seja criativo e útil em sua abordagem!

Procure fornecer aos seus clientes maneiras de manterem-se saudáveis, além de sempre estarem conectados a você.

Por exemplo, se você é um personal trainer e teve que encerrar suas atividades em uma academia, você pode criar meios online, de modo a transmitir os programas de exercícios que seus clientes poderão fazer em suas casas. E, neste momento, você pode fazer isso de graça ou por um custo muito acessível para seus clientes. Assim, eles se manterão ativos e conectados a você!

Entregue o máximo que puder e deixe claro que está disponível para seus clientes agora e que sempre estará quando tudo isso passar.

Permaneça sensível, mantenha-se próximo e evite fugir das situações. Sempre ouça e atenda seus clientes!

#7. Permaneça calmo e continue a divulgar seus negócios

Evite pânico a todo custo ao tentar reter clientes durante a pandemia de coronavírus.

Em vez disso, adote um cenário de negócios em constante evolução e transformação, demonstrando que você está sempre disposto a solucionar problemas.

Procure um plano econômico emergencial de curto prazo e continue a conversar e a se concetar com seu público-alvo.

Procure maneiras de se adaptar até que as empresas e a economia voltem ao normal.

Proteja sua mentalidade e guarde seus ouvidos e olhos, para não se contaminar com mensagens negativas. Isso irá ajudá-lo a se manter relevante e a não se afastar ou afastar seus clientes de sua marca ou empresa.

Agora é a hora de focar menos em uma estratégia de vendas rígida, e mais no que você pode fazer para continuar construindo e fortalecendo os relacionamentos atuais com seus clientes.

Seja a voz da calma que seus clientes procuram e precisam, à medida que o caos continua se espalhando!

Conclusão

Reter clientes por muito tempo é um dos maiores desafios enfrentados por empresas e empresários, mesmo quando não estamos enfrentando uma pandemia mundial. Faz parte do Business.

Então, se durante os chamados “tempos normais” já e tão dificil fidelizar clientes, imagine reter clientes durante a pandemia de coronavírus?

Portanto, para passar por essa crise de maneira saudável, será necessário muito esforço e dedicação de sua parte e de toda sua equipe, de modo a manterem contato constante com seus clientes e, assim, garantir que eles estejam sempre satisfeitos durante esses períodos de tantas incertezas.

Mas, minha mensagem para você hoje é…

Mantenha-se esperançoso de que todo o seu trabalho duro valeu e continuará valendo a pena. Acredite que sua empresa e seus clientes estão e estarão, ainda mais dispostos a estarem com você quando o mundo dos negócios voltar a normalidade, como de costume. As pessoas e empresas sempre precisarão consumir algo que você vende… ACREDITE!

É essencial que, como proprietário de uma empresa, você permaneça positivo, resiliente e que, continue a servir seus clientes da melhor maneira possível, considerando as circunstâncias.

Tomará que essas 7 dicas possam trazer muito alento a você e possam manter suas esperanças renovadas de que [teremos dias melhores pra sempre] – como diz a linda canção do Jota Quest.

Alias, que tal terminarmos este artigo ouvindo essa linda canção, hein?!

Desejo muito sucesso e fortuna a você e a todos os seus familiares, amigos, clientes, fornecedores e parceiros de negócios!

Precisando, estou por aqui…

Um forte abraço!

Leandro Moraes - Notícias e Artigos Contábeis em Ourinhos - SP | Exatas Contabilidade

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Diretor do Exatas Contabilidade

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